Infelizmente ainda são poucas as empresas que se preocupam com o compliance jurídico, ou seja, a adequação de suas práticas internas às diretrizes legais. A maioria dos negócios ainda compromete seu orçamento remediando problemas que poderiam ser minimizados, e até evitados, buscando o auxílio jurídico adequado. Especialmente para os pequenos negócios, que contam com um faturamento mais enxuto, o investimento em compliance pode poupar o alto custo da remediação, além de outros danos que trazem muita dor de cabeça ao empresário.
A contratação de um escritório especializado em Direito Empresarial é o primeiro passo para empresas que querem regularizar suas práticas internas. Até porque, somente uma boa equipe de advogados é capaz de analisar a situação da empresa como um todo e sugerir as melhores mudanças.
Investir em um escritório especializado em Direito Empresarial pode não só fazer a diferença na hora de evitar problemas. Uma boa assessoria jurídica pode contribuir com o futuro do seu negócio. Afinal, com menos gastos na hora de remediar, sua empresa pode investir em seu próprio desenvolvimento.
O compliance jurídico, ao contrário do que muitos pensam, não é algo complicado e muito menos inacessível. Para saber como o Direito Empresarial e o compliance podem beneficiar sua empresa, não deixe de conferir!
Para a maioria das empresas, a contratação de um escritório jurídico ainda é vista como um custo. Não por outra razão, empresários e gestores preferem contratar um advogado apenas quando é inevitável, ou seja, depois de uma autuação ou da citação para responder um processo em juízo.
O custo com a administração de processos, no entanto, é bastante alto. Além dos honorários advocatícios e das custas processuais, o empresário também precisa lidar com a morosidade dos órgãos públicos. E, como não é novidade para ninguém, tempo é dinheiro! Logo, quanto mais um processo demora a ser resolvido, mais a empresa precisa gastar. E a conta hoje não sai nada barata.
A cultura do compliance jurídico começou no Brasil com as empresas multinacionais. Fora do país é muito comum que as empresas tenham protocolos de adequação à legislação, a fim de evitar problemas. Como entraves com as autoridades de um país podem afetar também a imagem de uma empresa internacional, a maioria dos negócios estrangeiros têm uma extrema preocupação com o compliance jurídico.
Aos poucos, as empresas nacionais também foram compreendendo que problemas jurídicos também podem afetar a imagem de um negócio e prejudicá-las da mesma forma. Mas, mais do que isso, o custo com processos foi o fator determinante para que muitos empresários passassem a investir na contratação de um escritório de Direito Empresarial.
O trabalho de compliance jurídico demanda um conhecimento especializado do profissional. Por isso, o ideal é contar com o auxílio de um escritório de Direito Empresarial que atue no ramo. Primeiramente, o trabalho do advogado é fazer uma fotografia da empresa avaliando todas as suas práticas que necessitam de adequações legais. Esse trabalho de auditoria jurídica visa encontrar não apenas não-conformidades como também avaliar situações em que a empresa pode gerar danos em razão da sua conduta.
A auditoria jurídica passa pela avaliação dos aspectos tributários, societários, contratos, trabalhista, consumidor e, dependendo da atividade, até questões ambientais podem ser checadas. Tudo depende de qual o setor de atuação e o modus operandi do negócio.
Depois da fase de auditoria, o advogado deve sugerir todas as adequações e a criação de boas práticas visando a prevenção de problemas jurídicos.
Ao contrário do que muitos empresários pensam, o compliance não deve ser encarado como um custo, mas sim como um investimento. Como explicamos, problemas com a legislação e órgãos fiscalizadores afetam não apenas o orçamento da empresa, como também sua imagem, gerando danos graves para a sua marca no mercado.
O ditado já diz que prevenir é sempre melhor do que remediar. E nas questões jurídicas isso não é diferente. Por isso, vale a pena consultar um escritório especializado em Direito Empresarial e avaliar o custo benefício deste tipo de serviço. Hoje existem escritórios que atuam com diferentes públicos e oferecem serviços acessíveis aos mais diferentes perfis de negócios.
Você já conhecia a importância do Direito Empresarial e do compliance. Pensa em aplicar boas práticas ao seu negócio? Entre em contato e saiba mais!