Empresas lidam com questões jurídicas diariamente. Seja na contratação ou demissão de funcionários, pagamento de impostos ou até relacionamento com fornecedores, as diretrizes da legislação devem sempre ser observadas. Por isso, para a elaboração de contratos e a criação de boas práticas, é essencial verificar as regras legais e, assim, evitar problemas com a Justiça.
Apesar dessa realidade, muitos empreendedores ainda enxergam a contratação de um escritório empresarial como um custo. O que muitos não sabem é que a prevenção de contingências e o investimento em compliance pode trazer até economia para a empresa. Isso sem mencionar que a advocacia empresarial poupa do empreendedor muita dor de cabeça e ajuda seu negócio a ser mais sustentável e próspero.
Para quem ainda não se convenceu que a advocacia empresarial é um investimento que traz uma série de benefícios para a sua empresa, vale a pena conferir!
Muitos empresários acreditam que um advogado só deve ser contratado quando existe um processo judicial contra a empresa. No entanto, essa visão é bastante equivocada. Embora a presença de um advogado seja necessária para defender a empresa no Judiciário, a atuação preventiva da advocacia empresarial costuma ser muito mais relevante. Isso porque, um trabalho preventivo pode evitar não só problemas na Justiça, como também autuações, multas e outras sanções decorrentes do descumprimento da legislação.
Nem todos os empreendedores sabem, mas o cenário regulatório brasileiro é complexo. Além de leis e decretos, diariamente são editadas resoluções, instruções normativas e outras normas que obrigam que a empresa adote determinadas práticas e condutas. Além da edição de novas normas, a alteração de normas vigentes também é frequente. Logo, é fundamental que a empresa conheça as normas que regulamentam o seu setor e procure, constantemente, se adequar a elas.
A falta de medidas simples, muitas vezes, pode acarretar multas pesadas e até a suspensão de atividades. Isso, na prática, resulta em prejuízos para uma empresa, que podem ser até superiores aos de uma ação judicial.
Conhecer o cenário regulatório do seu negócio e adequar as suas práticas é essencial para evitar problemas e garantir vida longa para a sua empresa. O suporte de um escritório de advocacia empresarial é a melhor forma de alinhar as rotinas do seu negócio ao cumprimento da legislação, evitando situações como estas.
Além de ter um papel relevante na prevenção de problemas jurídicos, a advocacia empresarial tem um papel estratégico para muitas empresas. Isso porque, através de uma boa assessoria jurídica, empreendedores, gerentes e diretores contam com mais elementos para um processo de tomada de decisões mais assertivo.
A maioria dos empreendedores tem como tendência se basear apenas no financeiro na hora de tomar decisões. Porém, conhecer os limites da legislação e a legalidade das suas decisões pode fazer ser um diferencial para o futuro da empresa.
A falta de conhecimento da legislação faz com que muitas empresas implementem processos e práticas totalmente em desacordo com as regras vigentes. E, novamente, esse tipo de decisão equivocada, por mais que seja permeada por boas intenções costuma gerar problemas para a empresa e seus colaboradores.
Devido à complexidade das leis e regulamentos é recomendado que todas as decisões relevantes de uma empresa passem pelo crivo do jurídico, afinal, decisões desacertadas também geram impactos bastante negativos para o negócio.
A advocacia empresarial deve ser considerada durante todos os momentos de vida de uma empresa. Desde a sua concepção até o seu desenvolvimento. Apenas para se ter uma ideia, com a advocacia empresarial o empreendedor consegue optar pelo melhor modelo societário e o regime tributário mais atraente. Com um bom planejamento tributário, a empresa poderá conquistar a otimização da sua carga tributária. Da mesma forma, um advogado empresarial pode ser uma peça-chave na hora de orientar o RH e minimizar a incidência de ações trabalhistas.
[Precisa reduzir a carga tributária do seu negócio? Confira nossas dicas!]
A revisão de contratos é outra ação importante que cabe à advocacia empresarial. Somente contratos claros, estratégicos e bem-feitos são capazes de proteger a empresa. Logo, a atividade do advogado nesse sentido também faz bastante diferença.
A maioria dos empreendedores não percebe o valor da advocacia empresarial pois não sabe dimensionar os riscos que correm. Infelizmente, muitos empreendedores pagam para ver e depois precisam arcar com grandes prejuízos que afetam o funcionamento e o futuro da empresa.
Hoje existem diferentes tipos de escritório de advocacia empresarial, com distintos perfis. Porém, certamente um deles irá caber no orçamento da empresa e poupá-la de enormes desgastes através dos seus serviços.
Tem dúvidas sobre como a advocacia empresarial pode auxiliar sua empresa? Entre em contato e saiba mais!