O Brasil é um dos países que mais onera suas empresas com tributos. Além de impostos, taxas tarifas e contribuições, o empresário brasileiro também deve cumprir com obrigações acessórias, que demandam organização financeira. Para não ser onerado excessivamente uma alta carga tributária, a contratação de um escritório de advocacia pode ser um passo estratégico. Entenda como um advogado especialista pode ajudar você e o seu negócio a reduzirem custos com a tributação. Confira!
Muitos empresários já ouviram falar na CNAE, mas não sabem o que ela significa. CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Trata-se de uma padronização, que visa classificar empresas de diferentes setores, para o melhor controle e administração dos órgãos tributários.
Dependendo das atividades que a sua empresa realiza, ela contará com um código na CNAE que influenciará diretamente a sua tributação. O enquadramento errado na CNAE, portanto, pode implicar no recolhimento errado dos impostos, gerando não só prejuízos financeiros como também problemas com o Fisco.
Infelizmente, muitas empresas só percebem que não fizeram o enquadramento correto quando são autuadas pela Receita Federal. E isso, poderá implicar no pagamento de multas além de outras sanções.
O enquadramento certo, além de evitar problemas com o Fisco, pode implicar em uma carga menor de tributos. Por isso, vale a pena checar com um especialista se a sua empresa tem o correto enquadramento e como isso pode implicar na redução de impostos.
Se a sua empresa conta com um faturamento superior a R$369 mil reais e inferior a R$ 4,8 milhões, é possível optar pelo Simples Nacional. Esse sistema de tributação simplificado pode representar para um negócio uma redução de até 40% na carga tributária, dependendo da atividade realizada.
Como o Simples prevê uma alíquota única e que varia de acordo com o setor da empresa, vale a pena checar se esse sistema vale mesmo a pena. No caso de empresas que atuam no ramo de corretagem de seguros, locação de imóveis e educação, por exemplo, existe um desconto na alíquota que é proporcional à taxa de empregados.
O Simples também é um sistema vantajoso para quem quer descomplicar o financeiro e a contabilidade da empresa. Como ele prevê o recolhimento único não é preciso ficar emitindo diversas guias. Isso sem contar que as chances de esquecer de pagar seus impostos também reduz drasticamente.
Para saber se o Simples é ou não vantajoso para o seu negócio, o ideal é contar com o auxílio de um especialista na legislação. Optando pelo Simples, em muitos casos, a sua empresa pode ter uma maior reserva de capital, possibilitando mais investimentos e desenvolvimento para o seu negócio.
O planejamento tributário nada mais é do que um estudo técnico elaborado por um advogado especialista visando a otimização da carga tributária do seu negócio. O objetivo de um planejamento tributário é levantar todas as possibilidades de tributação e orientar a ação do empreendedor para que ele cumpra com as suas obrigações fiscais de forma estratégica e inteligente. Um dos objetivos do estudo é analisar quais são as hipóteses que permitem o recolhimento da menor carga tributária possível. Além disso, o planejamento tributário avalia as possibilidades de elisão fiscal, evitando ou adiando o fato gerador do recolhimento de impostos, para que a empresa ganhe maior fôlego financeiro.
Este tipo de análise, além das hipóteses de elisão fiscal, avalia os casos de isenção e deduções que também podem ser interessantes para a empresa.
Para fazer um bom planejamento tributário é essencial contar com o auxílio de escritório de advocacia especializado. Isso porque o estudo pressupõe uma análise detalhada da carga tributária da empresa, para que seja possível limitar ou reduzir os impostos de acordo com as possíveis interpretações da legislação.
Você tem uma alta carga tributária? Tem dúvidas sobre como reduzi-la? Entre em contato e saiba mais!